Minha filha Patrícia, que parece tutelar meus passos a distância, quando viu que eu tinha parado de escrever mandou-me esta matéria. Como achei bastante interessante, passo para este  espaço.

 

Efeitos terapêuticos de manter blogs atraem atenção de pesquisadores

por Jessica Wapner

 

© VR Photos/Shutterstock

 

 

 

A busca por uma vida mais saudável pode ser um dos motivos do enorme aumento do número de blogs.

 

 Estima-se que sejam cerca de 3 milhões por todo o planeta. Cientistas e escritores há anos conhecem os benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas, além de servir como um mecanismo para aliviar o stress, expressar-se por meio da escrita traz muitos benefícios fisiológicos.

 

 Pesquisas mostram que com a prática da escrita é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com aids e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Um estudo publicado na revista científica Oncologist mostra que pessoas com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois, se sentiam muito melhor, tanto mental quanto fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram a esse trabalho.

Pesquisadores empenham-se agora em explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. De acordo com a neurocientista Alice Flaherty, da Universidade Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, a teoria do placebo para o sofrimento pode ser aplicada a esse caso. Como criaturas sociais, recorremos a uma variedade de comportamentos relacionados à dor. A reclamação, por exemplo, funciona como um “placebo para conseguir satisfação”, afirma Flaherty. Usar o blog para “botar a boca no mundo”, expressar insatisfações e partilhar experiências estressantes pode funcionar da mesma forma.
  

 

     Como a busca por uma vida saudável é, creio, um desejo de todos nós, mais uma razão para manter-nos em atividade, e não abandonar o mundo da blogosfera.
.

 

 

Anúncios